quarta-feira, 12 de março de 2014

Compreendendo seu filho de 5 anos

Ainda na serie "Compreendendo seu filho...", chega a vez das crianças de 5 anos.

Eu me lembro de quando tinha 5 anos: ganhei a boneca "Trancinha" e  uma festa de aniversario do Bozo. Minha irma nasceu naquele ano.
E vc, se lembra de alguma coisa dos seus 5 anos?

Segundo a psicóloga infantil Lesley Holditch, autora do livro Compreendendo seu filho de 5 anos, quaisquer que sejam suas memórias, é provável que, ao chegar a época de levar seu filho para a escola a primeira vez, ou acompanha-lo em alguma outra primeira vez, algumas de suas lembranças sejam reativadas, o que pode ser de grande valia em seu papel de pai ou mãe, tornando vc capaz de entender melhor os sentimentos dele.

"Com 5 anos a criança começa a ser mais exigida na escola, por exemplo. Seu grau de responsabilidade aumenta e isso se torna mais um marco em seu amadurecimento", diz a psicóloga.

Meus filhos farão 5 anos no próximo mês, e eu percebo que eles desejam aumentar essa responsabilidade. Hoje eles querem servir o suco no copo sozinhos, adoram quando trazem lição de casa da escola, querem ajudar na cozinha, tomar banho sem meu auxilio e escolher a própria roupa. Apesar de ficar aflita em certos momentos (principalmente na hora do suco) eu entendo essa necessidade de experimentação e apoio a independência deles.

E na sua casa, como é seu filho de 5 anos?







Nenhum comentário:

Postar um comentário