segunda-feira, 10 de março de 2014

Compreendendo seu filho de 3 anos


De acordo com a Dra. Judith Trowell, psiquiatra e analista infantil, dos 36 aos 48 meses as crianças estão se desenvolvendo muito rapidamente, mas é normal retrocederem também. 
"Por exemplo, a criança já sabe nadar, mas não quer mais entrar na piscina por um tempo. É como se de repente elas percebessem os perigos e perdessem a confiança".


É nessa fase também que a maioria delas está saindo das fraldas. Mas passada essa fase a criança adquire uma confiança maior, há uma liberação de energia, a linguagem floresce e começa a fase das perguntas.
"As palavras e as frases podem não sair corretamente, mas isso pode ser superado com encorajamento. Quando uma criança disser "bo" em vez de bola, o melhor a dizer é: Sim, esta é sua bola. Você quer brincar de bola?", diz a Dra. Trowell.

Entretenimento

Pincéis, lápis de cor, e tintas são divertimentos garantidos para as crianças nessa idade. 
Mas elas ficam encantadas também com as atividades físicas. Porém, como elas se cansam fácil, é importante impedi-las de praticarem  excessos e ficarem exaustas. Então, uma sessão de atividade física pode ser seguida de um filminho ou contação de historias.
Aliás, seu filho de 3 anos pode se sentir inseguro a respeito de feiticeiras e monstros porque nessa idade ele ainda não sabe distinguir corretamente a fantasia da realidade.
Eles podem ainda mudar de humor muito rápida e dramaticamente. 
"Os sentimentos são intensos, mas passam logo. O importante é que o adulto ache um modo de ajudar a criança a colocar os sentimentos em palavras".

A familia

Hoje em dia, em cada 3 casamentos um termina em divórcio. Nesses casos
é importante que a criança saiba o que está acontecendo, onde ela vai dormir, onde estão seus brinquedos, roupas, papai e mamãe. 
"Ela precisa saber que é amada e desejada, que se importam com ela, que está segura e pode confiar na palavra dos adultos".

Irmãos e Irmãs

Filhos únicos ou crianças com irmãos mais velhos podem evitar repartir as atenções no início de uma nova fase, seja com os novos amigos da escola ou com a chegada do irmão mais novo. Isso pode ser doloroso, mas é uma lição inevitável. Mais uma vez se lhe dermos tempo e a segurança de que ela ainda é amada e desejada, que está compartilhando e não sendo excluída, então, com paciência, a criança se adaptará mais facilmente a nova rotina. 
"A influência mais importante sobre a criança vem dos pais. Se o adulto for calmo e confiante de que tudo sairá bem, a criança pode absorver essa força. Se o pai ou a mãe estiver muito aflito, a criança percebe isso e se torna ela mesma muito mais aflita". 

Comportamento

Algumas pessoas pensam que é errado ficar zangado. Pais, mães e filhos ficam zangados. A diferença é que a criança de 3 anos não sabe lidar com isso e quando fica irritada se expressa na superfície para quem quiser ver. 
As crianças precisam que os adultos sejam fortes, calmos e firmes. Quando eles não demonstram esse tipo de atitude, os pequenos podem ficar mais assustados ainda e parecerem mais descontrolados. 
"Ligada a isso esta a questão da disciplina. As crianças precisam que os adultos lhes digam não com firmeza, e precisam saber que eles sabem o que estão fazendo e que manterão a decisão". 

O Sono

Pôr seu filho na cama é uma coisa, fazê-lo dormir é outra. A perturbação do sono é geralmente uma fase, o risco é que se torne rotina. As crianças precisam ser encorajadas a permanecerem no quarto. Podem brincar, mas devem saber que não é hora de estarem circulando animadamente pela casa. 

A alimentação

As crianças de 3 anos geralmente comem de tudo. Mas quando têm oportunidade eles se enchem de biscoitos, balas e doces. Fique atenta a esses casos pois pode ser que essa criança que belisca o dia inteiro nunca esteja de fato com fome por ter acesso fácil a doces e guloseimas



Lembretes Importantes para os Pais
Quando os pais são calmos e confiantes, as crianças geralmente respondem a isso e lidam bem com qualquer situação. O que quer que aconteça, é importante preparar seu filho, dar-lhe incentivo e elogio e, se possível, rir dos erros e não lhes dar muita importância. Se uma criança se sente valorizada e amada, quer fazer o melhor para agradar aos pais, mesmo que isso não seja visível na hora. 

Todas as crianças de 3 anos são afetuosas e exaustivas. 

Sua energia é prodigiosa, suas necessidades intensas, seu envolvimento e sua paixão são um presente valioso que rapidamente se torna menos intenso e passa a ser compartilhado com os outros.  Tente libertar-se e aproveite seu filho durante essa fase, sabendo que ela vai passar depressa demais. Viver nesse diapasão parece que vai durar para sempre, mas isso é uma ilusão, e as exigências da escola e do mundo exterior virão muito em breve. Suportar as dificuldades e aproveitar as horas felizes é compensador. Haverá crises, doenças e haverá dias que você vai achar que o mundo virá abaixo, mas então, como se o sol brilhasse de repente, tudo acaba, é esquecido, enquanto vocês dois partem para uma nova experiência, a próxima aventura. 

Fonte: Compreendendo seu filho de 3 anos, de Judith Trowell, da Clinica Tavistock, editora Imago.





















2 comentários:

  1. muito boa a postagem sou mae de gemeos e estou passando por grandes dificuldades

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou em busca desse livro, mas não o encontro em lugar algum. Não está disponível em nenhuma livraria, nem na estante virtual. Seria possível que você me enviasse uma cópia? Sob minhas despesas, claro. Meu contato é lhuba.saucedo@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir