segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como tratar ferimentos em crianças


Recebi essa informação da assessoria de imprensa da Nebacetin e estou repassando porque, como mãe, eu sei como ficamos preocupadas quando eles se machucam. Então, é sempre bom saber o que fazer em alguns casos.
Espero que nunca precisem dessas dicas, mas em todo caso....rss


- Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água e sabão, são fundamentais para limpar a ferida. Primeiramente é preciso limpar o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado deve-se secar a região higienizada e desinfetar com um agente antisséptico.

- Depois de limpar e desinfetar a pele, é importante prevenir ou tratar o início de possíveis infecções, com o uso de uma pomada antibiótica (como Nebacetin por exemplo), sempre lembrando que os curativos, por sua vez, são recomendados somente em locais que estão sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. Em alguns casos, fechar o ferimento pode tornar o local úmido, facilitando a proliferação de micro-organismos. A recomendação principal é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

- O carinho e a atenção também são elementos imprescindíveis na hora de cuidar de ferimentos. Além de higienizar bem as mãos, com água e sabão ou álcool gel, é importante manter a calma para conversar com a criança e acalmá-la em caso de choro. A recomendação é trocar o curativo ao menos três vezes por semana, ou toda vez que ele ficar molhado. Durante o processo de cicatrização, casquinhas se formam sobre a pele machucada. Elas servem para proteção da pele e caem espontaneamente. As crianças têm um ótimo mecanismo de cicatrização e, se for bem cuidado e não sofrer exposição excessiva ao sol, o ferimento não deixará nenhuma marca na pele.

- Quando o machucado está sangrando...
Caso o sangramento seja pequeno, deve-se lavar a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Para proteger o machucado pode-se utilizar uma gaze limpa e esparadrapo ao redor da lesão.

- Quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada...
A saída de pus ou de secreção amarelada indica que o ferimento está infeccionado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

- O que fazer quando a lesão é mais profunda?
Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar outros procedimentos, como os pontos, por exemplo. De qualquer forma, a limpeza primária pode ser feita regularmente e, ao notar-se a presença de algum corpo estranho na ferida, deve-se procurar o médico imediatamente.

3 comentários:

  1. Olá, eu estou trabalhando em casa, sou promotora virtual, seja também.
    RENDA EXTRA TRABALHANDO EM CASA
    Vale a pena! Cadastre-se já nesse lucrativo negócio clicando no link:
    http://www.frpromotora.com/44626148 CLIQUE AQUI
    O funcionamento é muito simples:
    A empresa possui mais de dez anos de atividades e atua no segmento de serviços financeiros. Ela nos dá a oportunidade de ganharmos dinheiro divulgando os serviços dela e esta excelente oportunidade de Renda Extra.
    Além de garantirmos uma ótima renda mensal e ganhos semanais, a empresa ainda garante aos participantes os seguintes benefícios:
    Endereço de site rotator;
    Registro de domínio próprio com hospedagem;
    Telefone da Nextel;
    Plano de Saúde;
    Previdência Privada;
    Material de apoio ao seu trabalho e muito mais.
    Vale a pena! Conheça já esse lucrativo negócio CLIQUE AQUI

    ResponderExcluir
  2. Mãe de gêmeos é mole, quero ver ser pai! rsrs

    Cappelli - www.etudoaoquadrado.blogspot.com

    Abs

    Ps: perdão pelo comentário nada a ver com a postagem, é só pra dizer que estou agora por aqui também rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Muito útil a dica. Obrigada Vanessa.
    bjs, bom carnaval!
    Cris
    www.osgemeoscresceram.blogspot.com

    ResponderExcluir