quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estou grávida! Que exercícios posso fazer?


A professora Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e Personal Gestante, revela os mitos e as verdades para as mulheres que estão nessa fase tão especial da vida.

Uma dúvida muito comum acompanha gestantes e profissionais da área: que exercícios são permitidos durante a gestação?
A primeira coisa a se observar é se o médico libera para a realização de exercícios e também para a atividade que a gestante deseja fazer ou o profissional deseja prescrever. Após esse passo, a gestante está liberada para a atividade, porém todo o controle e conhecimento também deve ser levado em consideração.

MUSCULAÇÃO – uma das atividades mais utilizadas hoje nas academias, porém não são todos os médicos que a liberam. Se bem orientada é uma atividade muito importante e interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postura. Desde que liberada pelo médico, tanto a gestante que era sedentária, quanto a que já fazia musculação podem fazê-la.

PILATES – Hoje muitos médicos indicam o Pilates até mesmo sem conhecer muito da modalidade. Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca fizeram Pilates. Apesar de ser uma atividade importante para o fortalecimento muscular (para auxílio de desconfortos pelas mudanças posturais) e do assoalho pélvico (importante para o parto normal) por seus exercícios exigirem muito dessas musculaturas, com grande ênfase em abdominais, é intensa para quem não o conhece.

TREINAMENTO FUNCIONAL - No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e equipamentos (materiais) que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercícios e material para adaptá-lo para a gestante. Não são todos que ela poderá fazer. As grandes instabilidades e exercícios arriscados devem ser tirados do quadro de exercícios selecionados. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício. É importante que o profissional conheça bastante da gravidez e do treinamento funcional para aplicá-lo.

ATIVIDADES DE IMPACTO – A corrida por ser uma atividade de intensidade e ação biomecânica elevada (devido o impacto) exige um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto não é uma atividade indicada para se iniciar durante a gravidez. Para gestantes que já corriam antes de engravidar, indicamos que sempre seja acompanhado por um profissional e que distâncias e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.

GINÁSTICA PARA GESTANTES – Uma atividade em grupo é sempre bom para descontrair e motivar. As aulas devem ser programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais, havendo sempre a ação em diferentes grupamento musculares e também exercícios com objetivos e materiais diferentes. Mesmo uma gestantes sedentária pode iniciar, mas sempre com o controle do profissional que irá atendê-la.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO - Muito importantes para qualquer gestante. Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais. Temos um post nesse blog informando um pouco mais de como devem ser aplicados os exercícios de alongamento.

HIDROGINÁSTICA - É ainda a atividade mais indicada pelos médicos, e é sem dúvida uma atividade que traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre. Nesse momento muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água é muito positiva para esse alívio.

Por Gizele Monteiro

Mais informações: www.gizelemonteiro.com.br.

A professora Gizele estará no programa Lá em Casa do dia 17/5/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário