quarta-feira, 24 de março de 2010

Gêmeos: Fazendo nenê nanar a noite toda...

Com o "advento da mamadeira", as coisas começaram a ficar mais controladas.

Eu podia saber quando e quanto cada criança tinha comido. Aí, dava para saber se estavam chorando de fome, de sono, porque tinham cocô ou muito xixi, enfim, comecei a entender os choros dos meus filhos.

Por exemplo, durante o dia, se já tinham mamado bastante, arrotado, estavam de fraldas trocadas e continuavam chorando, eu os deixava no berço (chorando, claro) uns minutinhos e eles logo dormiam. Bingo! Era sono.

E assim foi. Fomos nos conhecendo melhor a cada dia.

Mas uma coisa foi de VITAL importância: eu nunca saía correndo e pegava no colo quando começavam a chorar. Até hoje não faço isso.

Estava sempre de olho neles, lógico. Se choravam, ia ver o que era, ficava parada ao lado do berço olhando, passava a mão na cabecinha e, muitas vezes, paravam de chorar e voltavam a dormir.

Teve uma época que eu até fazia de propósito. Só pegava quando não estavam chorando (para não acharem que era só chorar e ganhavam colo).

Durante os três primeiros meses meus filhos choraram muito pouco. Tiveram cólicas, mas nada de ficar dias e noites sem dormir.

Credito isso a duas coisas: a saúde perfeita deles (nunca tiveram nenhuma doença que os fizessem sofrer, por exemplo) e à rotina implantada desde o primeiro dia deles em casa, com horários para mamar, tomar banho e dormir - e que se mantém até hoje, claro.

REGRAS PARA DORMIR A NOITE TODA:

1 - durante o dia, dormiam com claridade e musiquinha (no começo, programei para tocar só mísica de criança, lounge e relaxamento. Certo dia, entrei no quarto e estava tolando um axé "daqueles" e os bixinhos curtindo...rsss).

2 - dava o banho lá pelas onze da noite, antes da última mamada, com sabonetinho de camomila, aguinha quentinha, ou seja, deixava-os bem relaxados.

3 - depois dava a mamadeira (nos dois primeiros meses era no colo, a partir do terceiro mês, deitava os bebês no berço, apoiava a mamadeira num cobertorzinho e deixava-os mamando sozinhos). Adormeciam ali mesmo.

Desse jeito, foram aumentando o número de horas dormidas durante à noite...de 4 horas para 6 horas e 8 horas...
Com três ou quatro meses dormiam 10 horas!! uhu!!!

Hoje eles estão com 10 meses. Dormem às 7 da noite e acordam às 7 da manhã.

Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário